Descoberta: estudo revela o que acontece quando você olha nos olhos do seu cão

Um estudo inovador, publicado na revista Advanced Science, revelou algo fascinante sobre a interação entre humanos e cachorros. Quando olhamos diretamente nos olhos de nossos amigos de quatro patas, ocorre uma sincronização cerebral entre os dois. Além disso, os cientistas descobriram que essa conexão neurológica fortalece o vínculo entre tutor e animal e, ao mesmo tempo, altera o funcionamento do cérebro dos cães.

Para investigar essa dinâmica, os pesquisadores conduziram um experimento com dez beagles. Inicialmente, eles equiparam os cães com eletrodos cranianos para monitorar a atividade cerebral. Depois, os cães foram pareados com pessoas desconhecidas. Ao longo de cinco dias, interagiram através de carinhos, olhares e toques. Também passaram momentos juntos sem interação direta.

++ Descoberta: veneno de aranha brasileira pode ajudar na cura da leucemia

Os resultados foram surpreendentes. Quando o carinho era combinado com um olhar atento, a sincronização cerebral aumentava, e a conexão se intensificava. Isso indica que a interação repetida promovia um vínculo cada vez mais forte entre humanos e cães.

Além disso, para entender quem iniciava essa sincronia cerebral, os pesquisadores usaram um algoritmo matemático. O que descobriram foi revelador: o humano era responsável por ativar o processo de sincronização em resposta ao contato visual. As análises mostraram que as correlações nas regiões frontal e parietal dos cérebros aumentaram durante o olhar mútuo. Isso evidencia uma comunicação profunda e complexa entre as espécies.

++ Conheça “o animal mais perigoso do mundo”, segundo zoológico do Bronx

Portanto, na próxima vez que você olhar nos olhos do seu cão, lembre-se: vocês estão se conectando de uma forma muito mais profunda do que imagina.