Entenda por que cientistas querem jogar “glitter” na atmosfera de Marte

A possibilidade de transformar Marte em um planeta habitável é um tema de debate há décadas. Recentemente, cientistas apresentaram uma nova abordagem para aquecer o planeta. Eles sugerem jogar partículas que se assemelham ao “glitter” na atmosfera de Marte. A proposta foi publicada na revista Science Advances.

De acordo com a pesquisa, essas partículas capturariam o calor e espalhariam a luz solar, aumentando o efeito estufa. Isso elevaria a temperatura de Marte em até 20ºC em uma década. Embora não torne Marte habitável de imediato, é um passo importante para criar condições mais favoráveis à vida humana.

++ Cientistas desenvolvem robô que é controlado por cogumelo

Segundo o cientista Edwin Kite, da Universidade de Chicago, aquecer Marte é essencial para a terraformação. Esse processo visa modificar um planeta para torná-lo mais parecido com a Terra. Ele acredita que o uso de nanopartículas pode ser mais eficiente do que liberar gases de efeito estufa, que exigem muitos recursos, escassos em Marte.

Além de aquecer, essa proposta pode permitir a existência de água líquida em Marte. Isso seria crucial para futuras missões e, eventualmente, para a colonização. Samaneh Ansari, principal autora do estudo, espera que a ideia inspire a comunidade científica a explorar novas soluções para tornar Marte habitável.

No entanto, os cientistas reconhecem os riscos dessa estratégia. A terraformação pode gerar efeitos imprevistos, principalmente se houver compostos tóxicos ou vida microbiana em Marte. Isso mudaria as prioridades da exploração espacial e exigiria proteção rigorosa desses habitats.

++ O misterioso som vindo do fundo do mar que intrigou cientistas por 10 anos

Apesar dos desafios, a proposta de aquecer Marte com partículas de glitter pode representar um avanço importante. Ela oferece uma nova perspectiva sobre como modificar o clima do planeta e destaca a necessidade de cautela ao explorar um mundo tão enigmático.